Curso de Instrutor de operador de plataforma elevatória

By | 21 de março de 2017

A utilização de plataformas elevatórias tem se tornado comum em grandes fábricas e empresas. Com isso, novos profissionais operadores estão sendo contratados com frequência.

A verdade, no entanto, é que para atuar como operador de plataforma elevatória o profissional precisa passar por um programa de treinamento e aperfeiçoamento.

Nesse cenário, tem surgido no mercado uma ótima oportunidade de trabalho, que é para atuar como instrutor de operador de plataforma elevatória.

 instrutor-de-operador-de-plataforma-elevatoria

Como se tornar um instrutor?

Quem deseja ser responsável pelo treinamento dos novos operadores de plataformas elevatórias precisa realizar um curso de aperfeiçoamento.

A legislação brasileira prevê que os operadores somente podem atuar após realizarem um curso de aperfeiçoamento, por isso as vagas para instrutor costumam surgir com bastante frequência.

O mercado de trabalho para a profissão tem se tornado bastante amplo, principalmente pelo fato de as empresas estarem investindo cada vez mais em equipamentos de alta potência, como as plataformas elevatórias.

O curso de aperfeiçoamento

Durante o curso para se tornar instrutor, o profissional receberá uma grande quantidade de informações a respeito das normas que regem a utilização do equipamento e aquelas relacionadas com a segurança do trabalho.

Além disso, precisará aprender a respeito de riscos residuais e verificações; características técnicas do equipamento; tipos de plataforma; tipos de montagem; estudar o manual do equipamento; cuidados com a proximidade de linhas elétricas; efeitos causados pelo vendo; carregamento; trabalhos em ambientes externos; estudos de casos concretos; sistemas de segurança e diversas outros assuntos.

Tudo isso é necessário para que o treinamento dos operadores seja adequado.

 

Segurança acima de tudo

O instrutor para operadores de plataforma elevatória age, principalmente, com foco na segurança.

A utilização do equipamento exige bastante cuidado por parte dos profissionais, haja vista que se trata de um equipamento muito pesado. Assim, qualquer tipo de acidente envolvendo esta máquina pode causar sério mal aos seres humanos.

A verdade é que ao contar com o auxílio de um instrutor o profissional aprende a lidar com os riscos e a como agir em situações de estresse, o que tende a minimizar bastante os resultados danosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *