Curso Instrutor de operador de Ponte Rolante

By | 16 de novembro de 2016

A ponte rolante tem sido um equipamento cada vez mais utilizado por grandes empresas do Brasil. Por isso mesmo, as oportunidades para atuar como operador de ponte rolante tem surgido com a mesma frequência.

Nesse cenário que envolve profissionais qualificados com o uso de um equipamento de alta performance, como não poderia deixar de ser, surge também a necessidade de formação de instrutores para os operadores de ponte rolante.

instrutor-de-operador-de-ponte-rolante

Essa pode ser, então, uma ótima oportunidade para quem deseja reingressar no mercado de trabalho.

 

Do curso

A realização do curso de instrutor visa desenvolver nos profissionais a capacidade para formar operadores de ponte rolante de forma adequada.

Dessa maneira, o principal é fornecer o máximo de informações possível a respeito da movimentação interna de cargas, visando à eficiência e a segurança, bem como evitar acidentes e preservar as boas condições do equipamento.

Durante o curso o profissional será inserido no mundo das pontes rolantes, conhecendo os tipos, acessórios e a classificação de cada uma delas. Além disso, deverá saber também a respeito dos tipos de carga, das manutenções preventiva e corretiva, bem como a respeito da estabilidade frontal e lateral do equipamento. Por fim, o uso dos equipamentos de segurança também merece atenção.

 

Mercado de trabalho

Todo operador de ponte rolante precisa realizar o curso de aperfeiçoamento antes de iniciar suas atividades. Assim, considerando que o equipamento está cada vez mais presente em grandes empresas, atuar como instrutor pode ser uma ótima opção de trabalho.

Nos próximos anos, a tendência é que aumente o número de operadores, havendo trabalho permanente.

 

Segurança acima de tudo

A utilização de equipamentos de grande porte com a ponte rolante exige treinamento eficaz e adequado. Isso porque o equipamento tem bastante força, de modo que, um acidente que o envolva pode trazer grandes danos.

O ideal, portanto, é atuar no sentido de impedir qualquer tipo de risco, colocando a segurança em primeiro lugar. O ideal é que o instrutor prepare o profissional que operará a ponte rolante para que ele possa enfrentar qualquer tipo de problema, de forma segura.

0 thoughts on “Curso Instrutor de operador de Ponte Rolante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *