Curso Instrutor de trabalho em altura

By | 21 de março de 2017

O profissional que deseja iniciar suas atividades trabalhando em grandes alturas precisa, obrigatoriamente, realizar um curso NR 35 de trabalho em altura.

O Ministério do Trabalho e Emprego emitiu a norma regulamentadora nº 35 e, com isso, tornou exigência a realização dos cursos de aperfeiçoamento.

O curso de trabalho em altura tem validade de apenas dois anos, sendo que nesse período é possível trabalhar sem problemas. Ao final desse prazo, contudo, o profissional precisa realizar um curso de reciclagem.

instrutor-de-trabalho-em-altura

Por que realizar o curso para instrutor?

Como o trabalho em altura tem se tornado uma frequente no nosso país, o número de pessoas que procuram o curso de trabalho em altura tem aumenta rapidamente.

A função do instrutor é preparar o profissional que realiza o curso para que possa atuar de forma segura, pois qualquer deslize em uma grande altura pode ser fatal.

O Ministério do Trabalho considera como trabalho em altura qualquer atividade profissional desenvolvida dois metros, no mínimo, acima do nível inferior. São os profissionais que atuam nessas condições que precisam ser treinados.

 

O curso

O instrutor de trabalho em altura realiza suas atividades ministrando aulas no curso NR-35. O profissional precisa ser treinado e capacitado para passar o máximo de informações relevantes aos trabalhadores treinados, principalmente para a segurança.

O instrutor de trabalho em altura deve passar ao profissional o máximo de informações possível a respeito de conhecimentos a respeito das normas regulamentadoras. Além disso, deve fazer uma análise a respeito dos riscos potenciais e imediatos, avaliar medidas de prevenção, bem como todos os equipamentos, sistemas e procedimentos de proteção.

Por fim, na análise dos acidentes típicos de trabalho também deve preparar o profissional a respeito de condutas em situações de emergências, técnicas de resgate e primeiros socorros.

Mercado de trabalho

Considerando-se que a realização do curso NR-35 é uma exigência legal, o instrutor da área tende a encontrar mercado de trabalho com facilidade.

Com o aumento dos serviços de construção civil, pedreiros, pintores e outros profissionais precisam, necessariamente, passar pelo curso. Por isso, atuar como instrutor pode ser uma boa opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *