Curso MOPP Distrito Federal DF – Onde fazer

By | 17 de julho de 2018

As empresas que têm cargas contaminantes não podem entrega-las para que qualquer profissional faça o seu transporte: é obrigatório que ele tenha a qualificação adequada por meio do curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP).

Esse é um curso bem específico, apesar de curto: é pedido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que ele não tenha menos de 50 horas aula. Em seus módulos, os condutores de categoria B a E vão aprender sobre a segurança ambiental e sobre os riscos que as cargas mais comuns oferecem a eles próprios e a terceiros no caso de uma combustão ou de outra contaminação.

As substâncias infectantes também fazem parte das que só podem ser transportadas por meio do curso MOPP, já que podem difundir doenças. Dessa maneira, as empresas que os hospitais contratam para que seu lixo seja descartado precisam de motoristas com essa qualificação. O mesmo se diz das empresas de explosivos, por exemplo.

Para estar no MOPP, é obrigatório que a carteira de motorista desse condutor não tenha sido suspensa, além de ele estar livre, no último ano, de qualquer infração que seja grave ou gravíssima, não sendo permitido que condutores com menos de 21 anos se matriculem.

Curso MOPP Distrito Federal – onde fazer?

As instituições de qualificação de trânsito que têm o curso MOPP mais completo são o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Transporte (SEST SENAT). Nelas, os inscritos têm as diretrizes mais modernas com relação a esse tipo de carga e com as 50 horas aulas mínimas que a legislação pede.

A unidade do SEST SENAT localizada no Distrito Federal fica no Conjunto 8, no Lote 1, na Quadra 420, que está no Complexo de Furnas. Seu fax é o (61) 3458 9247, sendo o seu telefone o (61) 3458 9200 e seu atendimento é entre as 8h e às 17h30.

Online

Os motoristas que desejam apenas saber mais sobre o MOPP podem acessar o https://ead.sestsenat.org.br/cursos-disponiveis/transporte/95-cursos/transporte/203-movimentacao-de-cargas-perigosas e usar as 20 horas aula que são disponibilizadas, apesar de não existir um certificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *