Curso Operador de caldeira e vasos de pressão

By | 16 de novembro de 2016

A Norma Regulamentadora nº 13, do Ministério do Trabalho e Emprego, exige a realização de curso para aqueles que precisam atuar na operação de caldeiras e de vasos de pressão.

O curso teórico deve ser aplicado por profissionais qualificados e treinados, que possam passar aos novos alunos todas as informações necessárias para a realização das atividades.

operador-de-caldeira-e-vasos-de-pressao

O curso é necessário porque há uma grande diversidade de equipamentos e processos que podem ser utilizados, havendo necessidade de treinamento específico para o serviço.

 

O curso

Para a realização do curso, o profissional submetido ao treinamento precisa aprender a lidar com noções de grandezas e unidades físicas, bem como de pressão.

O alto calor e a temperatura envolvidos no serviço de caldeira faz com que seja necessário um aprofundado conhecimento a respeito dos riscos imediatos e eventuais que podem ser enfrentados.

Avaliar possíveis falhas de operação e a atitude a ser tomada em situações de risco também é preciso. Por fim, o profissional deve estar atento para a eventualidade de utilizar métodos de primeiros socorros.

 

Mercado de trabalho

Com a alta efervescência do mercado de trabalho brasileiro, há um aumento gradativo na oferta de oportunidades para atuar como operador de caldeira e vasos de pressão.

Ocorre que não se pode atuar nessas posições sem um treinamento adequado, o que muitos têm procurado deixar de lado.

Investir em si mesmo é uma ótima opção para o profissional conseguir uma alocação no mercado de trabalho, principalmente porque grandes fábricas e empresas buscam os profissionais mais qualificados. O ideal então é realizar um curso.

Segurança acima de tudo

É preciso ter bastante cuidado na operação de caldeiras e vasos de pressão. A realização de cursos de aperfeiçoamento, para aprender a lidar com todas as situações de risco que envolvem este equipamento é uma ótima ideia.

A verdade é que qualquer acidente que envolva uma caldeira pode ter grandes proporções e atingir uma grande quantidade de pessoas. Por isso mesmo, o ideal é sempre ter bastante cuidado e investir de forma adequada na segurança, buscando eliminar qualquer tipo de problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *