Segurança na operação de trator

By | 18 de janeiro de 2017

A verdade é que operar um trator não é uma tarefa das mais fáceis. Por se tratar de um veículo grande e pesado, não há espaço para qualquer tipo de acidente.

Isso porque os danos ocasionados por um acidente envolvendo um veículo como este e um ser humano costumam atingir grandes proporções.

O ideal, portanto, é seguir todas as orientações de segurança, inclusive aquelas relacionadas com a proteção dos ouvidos, para evitar danos ao operador e a terceiros.

 seguranca-na-operacao-de-trator

Cuidados do condutor

Aquele profissional que opera o veículo deve estar familiarizado com seus controles antes de operá-lo. Por isso, o ideal é que, antes de se iniciar as atividades, o motorista leia o manual de instruções fornecido pelo fabricante.

Quando entrar no veiculo, o profissional deve verificar se este está equipado com arco de segurança ou outra estrutura destinada a proteção contra capotamento. Se houver, deve utilizar o cinto de segurança. Caso contrário, o melhor é continuar sem o cinto.

 

Como entrar e sair do veículo

Os riscos proporcionados pela utilização do trator existem desde o primeiro momento em que se passa a utilizá-lo. Por isso, o profissional deve acessar a cabine do veículo sempre pelo lado esquerdo, tomando cuidado para não segurar no volante.

É importante que se caminhe sempre de costas, colocando-se as mãos nos apoios e os pés corretamente nos degraus. Estes, por sinal, devem estar sempre livres de lama, graxa ou qualquer tipo de sujeira. Isso porque um escorregão e uma queda podem ocasionar até mesmo uma tragédia.

 

Dos cuidados com terceiros e com a manutenção

O trator é um veículo bastante grande, mas não é destinado ao transporte de passageiros. Por isso, se for transportar pessoas, o ideal é utilizar carretas ou plataformas. Já a manutenção do veículo deve ser realizada de foram adequada, atentando-se sempre para os perigos que podem surgir. Não se deve realizar manutenção se o motor estiver em funcionamento, nem reparar mangueiras e conexões hidráulicas que estejam sob pressão. Além disso, é preciso ter cuidado no momento de remover a tampa do radiador, para evitar os acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *