Toda empresa precisa manter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.
A comissão normalmente é formada por funcionários, mas isso não dá a certeza de que eles saibam exatamente como coordenar a prevenção de acidentes dentro do empreendimento. Por isso, realizar um curso de aperfeiçoamento pode ser a melhor opção para melhorar os serviços prestados pela CIPA.
O ideal é que os trabalhadores possam estudar e melhorar os serviços prestados à comunidade de colaboradores em geral.
O curso
No curso, os profissionais que fazem parte da CIPA devem aprender a identificar os riscos de trabalho, bem como os princípios de prevenção de acidentes.
Assim, podem propor medidas corretivas e preventivas, para evitar maiores problemas. Além disso, devem ser capazes de elaborar mapas de risco, planos de trabalho e avaliar métodos de prevenção aos trabalhadores.
Os membros da CIPA devem atuar de forma integrada, para que seja possível formar um ambiente agradável e de alta tranquilidade, livre deuma grande quantidade de riscos.
Conteúdo programático
O curso precisa oferecer o máximo de conhecimentos para os profissionais. Por isso, o estudo do ambiente e das condições de trabalho, assim como riscos do processo produtivo, merecem destaque.
A metodologia de investigação, análise de doenças e as noções sobre acidentes e doenças de trabalho merecem destaque. Noções sobre AIDS e prevenção, bem como a respeito da legislação previdenciária e trabalhista, devem ser olhadas, aplicadas à saúde e segurança do trabalho.
A organização administrativa da CIPA também é motivo de estudo, para que se possa levar os melhores serviços aos colaboradores das grandes empresas.
Segurança em Primeiro Lugar
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, como o próprio nome já diz, tem a função de prevenir ocorrências que causem danos no ambiente de trabalho. Por isso, o ideal é que a segurança seja colocada em primeiro lugar pelos membros da comissão.
Os profissionais que atuam no ambiente de trabalho devem ser orientados e receber o treinamento adequado para que ocorra uma diminuição de riscos. Além disso, a utilização correta dos equipamentos de segurança também contribui diretamente para uma maior tranquilidade.