Os profissionais que atual desenvolvendo atividades em grandes alturas precisam realizar um curso específico para tal atividade.
A Norma Regulamentadora nº 35, do Ministério do Trabalho e Emprego, exige que o trabalhador que atue nessas condições realize um curso de aperfeiçoamento antes de iniciar as atividades.
O curso tem validade de dois anos, depois do qual o profissional precisará realizar outro curso, de reciclagem e atualização.
Por que fazer o curso?
O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Norma Regulamentadora 35, buscou exigir requisitos e medidas mínimas de segurança, visando principalmente a segurança do trabalhador.
O curso é necessário porque, como os serviços são realizados longe do chão, qualquer deslize pode causar sérios problemas. Para o Ministério, considera-se trabalho em altura todo aquele que é desenvolvido acima de 02 metros do nível do chão, de modo que haja qualquer risco de queda.
O curso é uma exigência legal, sem o qual o profissional não está habilitado para desenvolver qualquer atividade de trabalho em altura.
O curso
No mercado é possível encontrar uma grande quantidade de empresas que se especializaram no fornecimento de cursos NR-35.
As empresas da área contam com profissionais e instrutores treinados e capacitados para passar a todos os alunos as informações mais corretas do momento.
O curso visa proporcionar ao aluno uma visão geral a respeito das normas regulamentadoras que são aplicadas ao serviço realizado em altura.
Além disso, o curso consiste na análise de riscos imediatos e potenciais; avaliação de medidas de prevenção; sistemas, procedimentos e equipamentos de proteção; análise de acidentes típicos; e técnicas de primeiros socorros e de resgate.
Mercado de trabalho
Quem deseja realizar o curso de trabalho em altura, mais conhecido como NR-35, deve ficar tranquilo e saber que o mercado de trabalho para este tipo de trabalhador é bastante vasto.
A verdade é que com a construção civil funcionando a pleno vapor, o número de prédios sendo construídos faz com que haja várias oportunidades de emprego. Aliado a isso estão às vagas para atuar como pintor, eletricista e diversos outros presentes no mercado.